![]() |
| Por causa das mudanças climáticas, cientistas se preocupam com a falta de alimentos para os ursos. |
Sebastian Copelanda é um fotógrafo e ativista ambiental que liderou diversas expedições bem sucedidas no Ártico Canadense.
Em uma recente viagem, ele tirou uma foto devastadora de um cadáver emaciado de urso polar no norte de Nuvanut. Copeland acredita que o urso polar "provavelmente morreu de fome", disse ao BuzzFeed Canada.
Copeland estima que o urso tinha em torno de dois anos de idade, então é pouco provável que a causa da morte seja alguma doença. Ele também observou que "não haviam marcas de sangue" e "marcas consistentes de diarreia". A população de Inuit também lhe contou que presenciou uma enorme migração de ursos polares para fora daquela área.
Mesmo que ele não possa afirmar com 100% de certeza, ao contrário do que dizem as notícias, ele afirma que "é altamente provável que esteja ligado a mudança climática".
![]() |
| Sebastian Copeland é um fotógrafo e ativista que já liderou várias expedições de sucesso ao Ártico Canadense. |
Embora não haja como provar, a não ser que seja feita uma autópsia, os relatos sobre mortes de ursos polares devido à fome aumentaram em várias áreas, disse um cientista.
Andrew Derocher é um professor na Universidade de Alberta que estuda ursos polares há 32 anos. Ele contou ao BuzzFeed Canada que, embora seja difícil afirmar o real contexto da foto [do urso morto], ela despertou discussões sobre as mudanças climáticas, que se tornou uma questão mais urgente.
"Coletivamente, como cientistas de ursos polares, estamos recebendo mais relatos de casos como esse", ele disse. "Antes, as pessoas iriam embora, "oh, é um urso polar morto'. Agora, é uma questão muito maior, e mais pessoas estão estudando isso, recebemos mais desse tipo de informação".
Derocher explica: "A falta de alimento é um dos dois mecanismos de declínio para os ursos polares. Menos gelo significa que os ursos polares gastarão mais energia para sobreviver e caçar sua presa. O segundo mecanismo do declínio da população está relacionado a pouco sucesso da reprodução da espécie. Quando você une uma pequena chance de sobrevivência com menos reprodução, vemos a queda da população que presenciamos em algumas áreas."
Porém, Derocher repete que não podemos tirar conclusões iguais a partir de uma única foto - temos que olhar para paisagens maiores para entender como a mudança climática está afetando os ursos polares, e está afetando os ursos polares.
"Não podemos dizer que neste caso a causa foi a falta de alimento, poderia ser por conta de um ferimento, talvez raiva, ou alguma outra doença", ele disse. "Mas estamos vendo mais ursos polares morrendo de fome no Ártico Canadense. A fome é a principal causa."
![]() |
| polarbearsinternational.org |



Nenhum comentário:
Postar um comentário