❝O mundo está se afogando em plástico❞, é a frase que resume o fim desta década, mas que também define as próximas que estão por vir.
- Os canudos de plástico representam 4% de todo o lixo plástico do planeta.
- Cerca de 10% de todo o lixo produzido pelo homem é plástico.
- O plástico constitui quase 90% do lixo que flutua na superfície dos oceanos.
Esses dados são assustadores, e hoje falaremos sobre um dos maiores poluentes dos mares atualmente: os canudos de plástico, que são 500 milhões usados diariamente em todo o mundo.
Os canudos de plástico começaram a ser um problema a partir da década de 1950, quando começaram a ser produzidos. Sua produção dura entre 1 e 4 minutos, sendo usado por, em média, 30 minutos.
Os canudos de plástico representam 4% de todo o lixo plástico do planeta - que por sua vez representa 10% de todo o lixo produzido pelo homem - e, como é feito de polipropileno e poliestireno, não é biodegradável, o que faz com que demore em torno de 200 anos para se decompor.
O canudo de plástico também é uma das fontes dos microplásticos - pedaços minúsculos de plástico que podem absorver produtos tóxicos encontrados nos oceanos como pesticidas, metais pesados e outros tipos de poluentes orgânicos persistentes (POPs), que são absorvidos pelo ser humano. 93% dos estadunidenses a partir dos 6 anos tiveram resultados positivos em teste para verificar a presença de BPA, um produto químico do plástico.
Plânctons e pequenos animais se alimentam do plástico contaminado e ao serem comidos por peixes maiores propagam a intoxicação. Quando o ser humano se alimenta desses peixes maiores, está ingerindo também o plástico e os poluentes que se acumularam ao longo da cadeia. Entre os problemas relacionados à intoxicação por POPs estão diversos tipos de disfunções hormonais, imunológicas, neurológicas e reprodutivas.
Cerca de 1.000.000 de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos morrem anualmente por conta da poluição de plástico nos mares e 44% de todas as espécies de pássaros marítimos ingerem plástico.
Alguns substitutos para os canudos de plástico são os canudos:
- de bambu (Onde encontrar: Paz em Gaia | RIO2LOVE;
- de vidro (Onde encontrar: Paz em Gaia | RIO2LOVE);
- de aço inox (Onde encontrar: Paz em Gaia);
- de papel (encontrados em lojas de artigos festivos);
- comestíveis (Onde encontrar: Sorbos Portugal).
Há vários substitutos para os canudos de plástico. Um investimo pequeno como esse, faz toda a diferença para nosso planeta
Texto/Informações: Portal eCycle | BeeGreen | Viver Sem Lixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário