21 de março de 2018

Conheça o Desafio Armário Cápsula: projeto que concilia moda e sustentabilidade

Foto/Arte: Menos 1 Lixo
  Você é uma daquelas pessoas que olha pro armário cheio de roupas e pensa “Não tenho nada pra usar hoje”? Sim? Então você tem que conhecer o Desafio Armário Cápsula!
  Fe Cortez, idealizadora do Menos 1 Lixo, foi quem lançou o desafio no Brasil, inspirada pela novidade do anos 70 na Inglaterra.
“O conceito do armário cápsula surgiu na década de 1970 com a estilista inglesa Susie Faux, dona da Wardrobe, em Londres. Susie acreditava que uma pessoa deveria ter no guarda-roupa só peças atemporais e versáteis que pudessem dar confiança às mulheres em todos os momentos da sua vida. Em 1985, a designer norte-americana Donna Karan levou o conceito pras passarelas, com a coleção '7 Easy Pieces', diz a matéria do site Menos 1 Lixo. “A coleção foi pensada a partir de sete peças básicas que combinavam entre si, garantindo que uma mulher poderia ser capaz de realizar tudo o que quisesse com esses modelitos.  O conceito do armário cápsula reapareceu com o minimalismo e foi repescado há 4 anos com a também norte-americana Caroline Rector do site Un-Fancy. Ela se tornou uma referência contemporânea do assunto, que está intimamente ligado ao consumo mais consciente, e monta o seu sazonalmente, de 3 em 3 meses.”
  Resumindo, o desafio consiste em ter um guarda-roupas com apenas 37 peças. O objetivo do desafio é diminuir o consumo compulsivo e ensinar como praticar o consumo consciente em uma sociedade que a todo momento tenta manter as pessoas comprando de acordo com as novas tendências da moda.   Além disso, ao participar do desafio você acaba conhecendo mais a si mesmo, pois um objetivos do desafio é que suas roupas reflitam sua personalidade e seu estilo próprio, aumentando sua confiança e fugindo dos estigmas de que se você repetir roupa não tem higiene, não tem dinheiro ou é uma pessoa desleixada com a aparência ou despreocupada com o convívio social.
  Alguns dos benefícios de se praticar o consumo consciente proposto no Desafio Armário Cápsula são:

  • Menos dinheiro gasto com roupas que você raramente usaria; 
  • Menos peças, logo, menos tempo gasto escolhendo o que usar; 
  • Libertação da ideia de que não se deve repetir roupas; 
  • Aumento da sua criatividade ao elaborar novos looks com peças limitadas. 
  Logo, o desafio é pra quem quer ter uma relação mais saudável e sustentável com a moda, além de tornar seu guarda-roupa um reflexo da sua identidade, e não das tendências de moda da estação. Porém, não são todas as peças de vestuário que entram na regra do armário cápsula. As que não estão incluídas são:

  • Roupas para dormir; 
  • Roupas de academia; 
  • Roupas para se usar em casa; 
  • Roupas de festa (vestidos de formatura, casamento, etc); 
  • Acessórios (brincos, colares, tiaras, etc); 
  • Calçados em geral.
O desafio ainda tem o apoio de uma grande empresa de moda: a C&A. A empresa possui várias iniciativas sustentáveis e foi a primeira varejista do mundo a lançar camisetas com certificação Cradle to Cradle (C2C)™. Essas camisetas podem ser recicladas ou compostadas. Sim, você pode usar a sua roupa rasgada ou velha para fazer compostagem em seu quintal, descartando sua roupa sem gerar mais lixo. Além disso, a C&A criou o Movimento ReCiclo que recebe roupas antigas, ou em bom estado, para serem doadas ou recicladas. 29 lojas em todo país participam da iniciativa (vocês podem conferir quais são clicando aqui). Caso a sua cidade não tenha lojas participantes, você pode doar suas peças de roupa para abrigos e pessoas de baixa renda e contribuir do mesmo jeito, o que importa é participar e informar as pessoas sobre o consumo consciente.  Você pode ter lido até aqui e ainda estar pensando que não é consumista ou que tem apenas o número ideal de roupas em seu armário e que o desafio não é pra você, mas será que é verdade?
  O vídeo abaixo é o primeiro da websérie do Desafio Armário Cápsula e explica detalhadamente o objetivo e os benefícios de se participar do desafio e faz um teste para que você descubra se deve ou não participar do desafio.



Todas as informações foram retiradas de posts e vídeos do Menos 1 Lixo e foram apenas adaptadas e resumidos neste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed Instagram