Do ponto de vista do planeta, não existe jogar lixo fora, porque não existe fora.
Todos os anos, no dia 22 de abril, se celebra o Dia Mundial da Terra. A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolÃfero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda polÃtica norte-americana. Ao reunir duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades no evento, Gaylord Nelson criou condições para pressionar o governo americano, que acabou criando Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental), além de aprovar diversos projetos para a proteção do meio ambiente. Em 2009, somente 37 anos depois do movimente iniciado pelo senador Nelson, a ONU criou o Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril.
Aniversários lembram alegria, festas e celebração. Hoje, no Dia Mundial da Mãe Terra, será que ela tem motivos para comemorar?
Por dia, no Brasil, são produzidas cerca de 250 mil toneladas de lixo. Mais da metade desse lixo vai para aterros sanitários. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição mata mais de 1,5 milhão de crianças todos os anos.
Que mundo estamos deixando para as futuras gerações? É esse o mundo da qual devemos nos orgulhar de habitar?
Neste Dia Mundial da Terra, pare, pense e preserve.
Informações: Calendarr | Pedal

Nenhum comentário:
Postar um comentário