A UNIFOR – FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, com sede à Av. Washington Soares, 1321 - CEP 60811-905 – Fortaleza-CE – Brasil, sempre zelou pelo espaço do campus e a boa convivência entre a comunidade, incluindo todos os animais que lá vivem: emas, jabutis, galos, gatos, pavões, dentre outros.
Diversos anúncios e propagandas trazem imagens desses animais. Porém, a polÃtica da UNIFOR em relação aos gatos tem sido muito negativa, decretando a proibição de alimenta-los, orientando aos funcionários para que joguem fora os potes de ração e água - ação independente, custeada por alguns alunos e professores - e RETIRANDO periódica e furtivamente gatos do campus, como ocorrido recentemente, no final de semana, dias 14 e 15 de abril de 2018, extrapolando qualquer limite e usando de requintes de crueldade, literalmente “dando sumiço” à dezenas de gatos - idosos, doentes, gatas prenhas e filhotes, incluindo desta vez, até mesmo a gata sÃmbolo da universidade, uma idosa com quase dez anos, conhecida por todos como “A Gordinha da Biblioteca”. A retirada e desova dos gatos para locais distantes são prática comum, ocorrendo sempre aos finais de semana ou feriados, longe dos olhos dos alunos e com a conivência de alguns funcionários.
Várias denúncias já foram realizadas, porém, a UNIFOR permanece intocada devido ao grande poder que exerce sobre polÃticos, meios de comunicação e órgãos como a Secretaria do Meio Ambiente e Ministério Publico Estadual.
A UNIFOR, que em 2017 sediou o VII CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A HARMONIA COM A NATUREZA E O BEM VIVER, ao que parece, vai na contramão de seu próprio discurso, com a sua “solução final” em relação aos gatos, cometendo assim CRIME, previsto na Lei de nº 9.605/98.
Acreditamos no bom convÃvio entre animais e pessoas. Acreditamos em iniciativas de proteção, combinadas com campanhas de castração, locais adequados para alimentação, feiras periódicas de adoções e conscientização de que abandono e maus tratos são crimes e devem ser rigorosamente combatidos.
EXIGIMOS resposta - UNIFOR, onde estão os gatos retirados do campus? Sequer sabemos se foram “jogados fora” vivos ou mortos!
EXIGIMOS regras internas de convivência e proteção à todos os animais que vivem nas dependências da universidade!
EXIGIMOS que nenhum animal seja retirado do campus a não ser através de adoções responsáveis!
EXIGIMOS apuração e esclarecimento quanto à sua conduta criminosa!
Este flagrante viralizou (clique aqui para ver) em 2017, e trouxe à tona todas as irregularidades dentro das dependências da UNIFOR:
Texto: Abaixo-assinado

Nenhum comentário:
Postar um comentário