Adepto do minimalismo, o designer gráfico francês Sylvain Boyer decidiu aplicar o conceito para seu trabalho. O profissional criou o projeto Ecobranding, que visa redesenhar logotipos de marcas famosas para que use menos tinta.
A mudança é pequena, mas causa um impacto gigante, já que essas companhias imprimem seus desenhos com muita frequência – em faixadas, outdoors, embalagens e banners, entre outros. Ou seja, o negócio é vantajoso para o meio ambiente e também para as empresas, que economizam em dinheiro e, em alguns casos, até em energia, quando pensamos nos letreiros luminosos.
E tem mais: o designer destaca ainda que o projeto ajuda, inclusive, a reduzir a produção de resíduos, uma vez que – apesar de recicláveis – a maioria dos cartuchos de impressão que fazem essas logomarcas são descartados em aterros e, feitos de plástico, demoram séculos para se decompor.
O projeto foi criado em 2013 por Boyer, quando percebeu o custo de imprimir um logotipo grande e colorido. A partir daí, o designer redesenhou algumas das marcas mais famosas do mundo, como a da Apple, McDonald’s e Starbucks, a fim de reduzir entre 10% e 39% o uso de tinta nos grafismos.
“Toda decisão criativa tomada no design de marca tem um impacto direto em nosso planeta. Quando você desenha um logotipo para uma grande empresa, de fato, você desenha milhões de logotipos, porque ele será reproduzido milhões ou bilhões de vezes nos mais diferentes formatos, com um grande impacto ecológico e econômico”, explica Boyer em entrevista à CNN.
Quem dera se todos tivessem a mesma consciência em seus trabalhos.
Fonte: The Greenest Post
Nenhum comentário:
Postar um comentário