A prefeitura de Fortaleza deu posse, ontem, aos profissionais que irão atuar no Vetmóvel, clínica itinerante para castração e atendimento veterinário gratuito para cães e gatos. Os serviços são destinados a animais tutorados por pessoas de baixa renda, condição comprovada por meio de inscrição em programas sociais.
Os primeiros dias de funcionamento serão no bairro Papicu, entre 4 e 8 de junho. O horário vai das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A equipe do Vetmóvel inclui dois enfermeiros e quatro veterinários: um anestesista, dois cirurgiões e um clínico. Além de castração e atendimento clínico-veterinário, o serviço também oferta vacinação antirrábica e exames para detecção de calazar. A cada semana, o equipamento segue para um local diferente, mas depois retorna para fazer o acompanhamento pós-operatório.
Os serviços são oferecidos de acordo com escalas: de segunda a quarta-feira é feito o atendimento cirúrgico para os gatos. Na quinta-feira, o serviço é destinado aos cachorros. Na sexta-feira, são feitas as consultas de retorno pós-operatório. Os procedimentos só serão realizados após avaliação clínica dos animais. Os tutores assinam termo de responsabilidade garantindo os cuidados aos bichos durante o período de recuperação.
Uma semana antes da chegada do Vetmóvel em cada comunidade, uma equipe deve passar para fazer cadastramento e dar as primeiras orientações sobre o serviço.
A capacidade total da clínica móvel é de até 30 castrações por dia. O custo anual é de R$ 1,5 milhão.
O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
De acordo com Toinha Rocha, coordenadora da Coepa, existem cerca de 60 mil animais abandonados nas ruas da Capital. É preciso castrá-los para evitar a proliferação de doenças e oferecer informações às pessoas sobre as consequências desse abandono, comenta.
Cães e gatos desabrigados sofrem pela falta de comida e casa e estão sujeitos a doenças como a raiva, que é contagiosa. Além disso, podem provocar acidentes, principalmente para motos, diz Thiago Vasconcelos, veterinário anestesista do Vetmóvel.
O equipamento possui sala pré-anestésica, de cirurgia e pós-cirúrgica e espaço para consultas. Na parte de fora, há televisão e tenda para ações de educação ambiental nas comunidades atendidas.
PROGRAMAÇÃO DO VETMÓVEL
- JUNHO
4 a 8 – Riomar Papicu
11 a 14 – Parque Adahil Barreto / Cocó / Av. Raul Barbosa
15 – Riomar Papicu
18 a 21 – Cuca Barra
22 – Parque do Cocó
25 a 28 – Parque Del Sol / Igreja da Glória / Tancredo Neves
29 – Cuca Barra
- JULHO
2 a 5 – Polo Gustavo Braga
6 – Parque Del Sol
9 a 12 – Bom Jardim
13 – Polo Gustavo Braga
16 a 19 – Lagoa do Porangabussu
20 – Bom Jardim
23 a 26 – Parque Rio Branco
27 – Lagoa do Porangabussu
30 a 2/8 – Lar Torres de Melo
Via: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário