Nas imagens, é possível ver que o tubarão está amarrado a cordas usadas para prender redes de pesca, que são lançadas em alto mar. O animal, que ainda estava vivo no momento em que é filmado, chamou a atenção devido ao seu tamanho, que preenche quase toda a extensão do barco pesqueiro. Ele foi capturado após o recolhimento de uma das redes espalhadas no mar naquele bairro, que fica no limite com a cidade de Mongaguá.
Segundo apurado pelo G1, inicialmente, cogitava-se que o peixe seria um Carcharodon carcharias, conhecido com tubarão-branco. Porém, após a análise das imagens pelo biólogo marinho Erick Comin, chegou-se à conclusão de que o animal é um Carcharias taurus, também conhecido como tubarão-mangona.
“Essa espécie, perto dos outros tubarões, é bem ‘boazinha’, já que é bem tímida na presença de humanos. Não são agressivos com mergulhadores, por exemplo, e têm hábito alimentar noturno, além de serem naturais do litoral paulista”, explica.
Segundo Comin, esse tubarão se alimenta exclusivamente de pequenos peixes, moluscos e crustáceos. Após analisar as imagens, ele explica que tudo leva a crer que o animal capturado, que apresentava uma barriga mais inchada do que o normal, era uma fêmea grávida.
“Já existem poucos tubarões desta espécie, e os poucos que têm ainda fazem isso. Esses tubarões caem muito fácil em redes do tipo espinhel. Mas é uma dó o que fizeram com esse das imagens”, lamenta. O G1tentou contato com os pescadores que capturaram o animal mas, até a publicação desta reportagem, não houve retorno.
Tubarão assustou banhistas em praia de Praia Grande, SP (Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau) |
Via: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário