12 de julho de 2018

[São Paulo] Gavião passa por transfusão de sangue após ser ferido por linha com cerol

  O Zoológico Municipal de Bauru (SP) lançou nesta semana a campanha “Brincar de pipa é legal, usar cerol não!”. A iniciativa é feito após a instituição receber um gavião ferido pela linha cortante. O gavião da espécie Caracará teve a asa dilacerada ao se enroscar na linha. O animal foi atendido pela equipe veterinária do zoo e passou por procedimento cirúrgico para recuperação das lesões. 
  De acordo com o zoo, a ave precisou passar por transfusão de sangue coletado de um gavião da mesma espécie que vive no local.
“Agora, lutamos para tentar resgatar sua capacidade de voo para que possa ser solto novamente, seguindo seu destino em seu ambiente de ocorrência natural”, diz o diretor do zoológico, Luiz Pires.
  O objetivo da campanha do Zoo de Bauru é conscientizar as crianças e adultos do perigo do uso do cerol, prática que pode causar acidentes envolvendo animais e humanos. A ação é desenvolvida por meio da página do Zoo no Facebook. As crianças que visitam o parque também recebem orientações. 
“Com a chegada das férias escolares, temos também iniciada a temporada das pipas. Aquilo que no passado não passava de uma simples brincadeira de crianças, hoje se revela uma grande ameaça à sobrevivência de nossa fauna por causa do uso das linhas cortantes”, ressalta Luiz.
  Segundo o diretor do Zoo, nesta época do ano são registrados vários acidentes, alguns inclusive fatais, com seres humanos, principalmente motociclistas, bem como com animais selvagens, principalmente as aves, que se enroscam nas linhas durante o voo ou as utilizam a construção de seus ninhos, causando acidentes com os filhotes.



Via: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed Instagram