20 de março de 2018

Durante Fórum Mundial da Água, Senado aprova três projetos relacionados à sustentabilidade

  O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20), segundo dia do 8º Fórum Mundial da Água (World Water Forum 8), três projetos relacionados à sustentabilidade e à economia de água.
  Brasília é a sede da oitava edição do Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos em um país diferente. O encontro deste ano traz o tema "Compartilhando Água". O objetivo, segundo os organizadores, é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade.
  O fórum reúne representantes de 175 países, entre cientistas, governantes, parlamentares, juízes, pesquisadores e demais cidadãos. A programação segue até sexta-feira (23).
  • O que o Senado aprovou

  Construção sustentável: Uma das propostas aprovadas nesta terça-feira (20) estimula a chamada construção sustentável, ou seja, edificações de menor impacto ambiental e que aumentem a eficiência energética das instalações. São exemplos disso o uso de painéis de energia solar, de reutilização da água e de telhados verdes (coberturas vegetais no telhado dos edifícios). O texto, que ainda precisa passar pela Câmara, permite a concessão de incentivos fiscais para obras que adotem essas práticas. Também estabelece que os prédios da União construídos a partir da aprovação do projeto utilizem a construção sustentável, desde que seja técnica e economicamente viável.
  Torneiras automáticas: Vai à sanção presidencial o projeto aprovado nesta terça que estabelece a adoção de torneiras automáticas com mecanismo de vedação de água em todos os banheiros coletivos (públicos e privados). Esse tipo de torneira auxilia na economia de água. As torneiras poderão ser eletrônicas, com sensor que identifica as mãos e deixa de liberar água se não identificá-las. E também poderão ser torneiras manuais, em que a água para de sair por um intervalo de tempo depois de acionadas. Isso vale para banheiros construídos após a publicação da lei.
  Política de recursos hídricos: O terceiro projeto aprovado pelo plenário acrescenta uma nova regra à Política Nacional de Recursos Hídricos. A política determina que valores cobrados pelo uso de recursos hídricos na conta de água sejam convertidos em investimentos na bacia hidrográfica da região onde houve o consumo. A proposta aprovada pelos senadores estabelece que esses recursos serão destinados a obras que melhorem a qualidade da água da bacia hidrográfica em questão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed Instagram