22 de março de 2018

No Dia Mundial da Água, fórum discute como lidar com a falta dela

  No Distrito Federal, o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22/3), será repleto de discussões sobre a falta do recurso. Os eventos que põem na mesa pautas sobre escassez hídrica recheiam a programação do 8º Fórum Mundial da Água.
Na segunda-feira (19), a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um relatório mundial, o qual aponta que, até 2050, 5,7 bilhões de pessoas viverão em áreas com potencial de apresentar falta de água. Atualmente, o número é de 3,6 bilhões.
  Às 9h está marcada a cerimônia de abertura do evento Natureza para Água, no 8º Fórum Mundial da Água, exclusiva para participantes e imprensa credenciada. Na ocasião, estará presente o ministro de Hidráulica e Saneamento do Senegal, Mansour Faye. O país será sede do próximo evento global sobre o tema, em 2021.
  A programação é extensa. Das 9h às 10h30, o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão, coordenará o debate Gestão de Crises: Estratégias para as Bacias Hidrográficas nas Américas e na Ásia-Pacífico. A sessão pretende colocar em pauta os melhores métodos para superar a falta do recurso.
  Das 10h às 12h, a World Wildlife Fund (WWF) promove um evento paralelo no qual abre espaço para troca de experiências entre observatórios de governança hídrica. O Observatório da Água terá como convidados o Observatório das Águas do Brasil (OGA) e órgãos semelhantes de outros países, como Espanha, Quênia e Japão.
Das 15h às 17h, o setor hidrelétrico se reúne para propor alteração à lei da Política Nacional de Segurança de Barragens.
  Ainda à tarde, a espiritualidade se mistura com o recurso. O painel Água e Espiritualidade: O Encontro do Sagrado com a Vida promoverá reunião entre representantes de várias religiões para ressaltar a necessidade de compartilhar a água. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), prometeu comparecer.
  Além da agenda de debates, o 8º Fórum Mundial da Água tem oferecido uma grande variedade de atrações para os visitantes. Um dos lugares mais procurados é a Vila Cidadã, espaço aberto ao público.
  Instalada na área externa do Estádio Mané Garrincha, a Vila Cidadã oferece atividades interativas e sensoriais para quem for ao evento. A entrada é gratuita. Os visitantes podem se cadastrar no local ou pelo site do Fórum. A Vila funcionará até o dia 23 de março, das 9h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed Instagram